Setor de serviços cresce em MS e supera média nacional, diz IBGE
10/04/2025
(Foto: Reprodução) No Brasil, o crescimento do setor de serviços no mês de fevereiro foi de 0,8%, enquanto em Mato Grosso do Sul foi de 1,7%. Região central de Campo Grande
Divulgação
O setor de serviços em Mato Grosso do Sul cresceu 1,7% no mês de fevereiro e superou a média nacional de 0,8%. O dado é da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) divulgada nesta quinta-feira (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
No acumulado do ano, o volume de serviços no estado mostrou retração de 3,9% frente a igual período de 2024. Já o acumulado dos últimos 12 meses passou de -7,1% em dezembro para -7,6% em fevereiro deste ano.
A PMS tem como objetivo apresentar, por meio de indicadores, os índices de receita nominal e de volume. Este último resulta da deflação dos valores nominais correntes, com base em índices de preços específicos para cada grupo de atividade (quando possível), e para cada Unidade da Federação, a partir de dados do IPCA.
Setor cresceu no país
Setor de serviços — que engloba bares, restaurantes, hotelaria, salões de beleza e outras atividades do tipo
Fábio Tito/g1
Segundo o IBGE, 21 dos 27 unidades federativas do Brasil registraram expansão no volume de serviços em fevereiro de 2025, na comparação com o mês anterior, acompanhando o avanço observado no resultado do Brasil.
Os maiores impactos positivos vieram de São Paulo (0,8%) e do Mato Grosso (24,9%), seguidos por Distrito Federal (9,2%), Amazonas (14,2%) e Santa Catariana (2,1%). Já as principais influências negativas vieram de Rio de Janeiro (-0,9%), Minas Gerais (-0,6%) e Espírito Santo (-1,8%).
Em relação ao mês de fevereiro de 2024, o avanço do volume de serviços no Brasil (4,2%) foi acompanhado por 23 das 27 unidades.
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul: