Equipes fazem queima preventiva no Pantanal e preparam área para temporada de incêndios florestais
10/04/2025
(Foto: Reprodução) Objetivo é diminuir riscos e propagação descontrolada do fogo no bioma. Queima preventiva foi feita para proteger o Pantanal.
Divulgação/Ewerton Pereira/Secom
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS) iniciou, no último domingo (6), ação para proteção do Pantanal sul-mato-grossense.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MS no WhatsApp
Conforme o governo, a equipe realizou queima preventiva para reduzir a quantidade de vegetação seca para impedir a propagação descontrolada do fogo. A técnica é uma das formas de preparar a área para a Temporada de Incêndios Florestais (TIF).
A ação ocorreu no Parque Estadual do Pantanal do Rio Negro e, segundo o governo, vai se estender até a próxima semana.
"É a primeira ação de queima prescrita em um parque estadual no Pantanal de Mato Grosso do Sul e a intenção é medir os resultados obtidos com essa queima, para então replicar a estratégia que for mais adequada, em outras unidades de conservação. Buscamos com isso mitigar efeitos de possíveis incêndios e reduzir prejuízos, tanto na fauna, flora, como em propriedades próximas", explica Eduardo Teixeira, major do Corpo de Bombeiros.
LEIA TAMBÉM
País tem quase 2 mil cidades em situação de seca e especialistas alertam para risco no Pantanal
Segundo o governo, toda a operação no Parque Estadual do Pantanal do Rio Negro é realizada de forma gradual e monitorada, para garantir a segurança de todos e também que os animais possam sair para áreas seguras.
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul: